desperate, think, stressed out-5011953.jpg

Está farto de acordar cansado?

Está farto de acordar cansado?
👉A insónia faz parte das suas noites?
👉Tem dificuldade em adormecer ou acorda e não volta a pregar olho?
Infelizmente esta tornou-se uma situação habitual para as noites de muitos portugueses.
O mau sono, é responsável por muitas crises de mau humor, problemas de memória e está na origem e agravamento de muitas doenças como a hipertensão, obesidade, diabetes.
As pessoas que não dormem bem têm mais dificuldade em cumprir uma dieta saudável e mesmo quando comem corretamente, têm mais tendência a aumentar de peso.
O stress, a ansiedade e a falta de tempo para fazer exercício são os principais inimigos do nosso repouso e recuperação – é fundamental tratar do SONO.
Já todos sabemos que a tecnologia, em especial os ecrãs e a luz dos telemóveis e TV’s não nos ajudam a dormir melhor – mas tornaram-se quase indispensáveis na nossa vida.

Posso dormir bem e ver a minha serie preferida à noite?

A resposta é sim!
É verdade que a luz emitida pelos ecrãs se não for doseada e controlada, prejudica os níveis de uma hormona chamada MELATONINA, que é entre outras coisas responsável por regular os nossos ciclos de sono-vigília – dá a indicação ao corpo que é hora de descansar.
A luz emitida pelos aparelhos pode perturbar as quantidades de melatonina que o corpo liberta, mas o principal fator para não dormir bem, não é a exposição à luz – são as nossas emoções e o desequilíbrio que trazemos de todo um (ou vários) dias em stress.
O nosso sistema nervoso tem uma parte chamada AUTONÓMICA (ou se preferirem automática) que regula todas as nossas funções biológicas – digestão, batimento cardíaco, respiração e outras funções básicas, são feitas “sem pensar” – dependem de um delicado equilíbrio deste sistema que está dividido numa parte SIMPÁTICA (a que eu gosto de chamar “acelerador”) e outra chamada PARASIMPATICA (que será o “travão”). A primeira prepara-nos para “lutar ou fugir” e a outra para “descansar e digerir”.
É a alternância saudável entre ambas que nos permite estar alinhados.
Este sistema “automático” está intimamente ligado (pelos mesmos núcleos cerebrais) às nossas emoções – alegria, tristeza, raiva, medo – que provocam reações físicas e que alteram a nossa postura muscular, respiração ou mesmo a visão. Uma pessoa assustada – seja por medo de perder o emprego ou por medo de ser violentada fisicamente – vai ter as mesmas reações físicas – aumento da frequência cardíaca, fica com os músculos mais tensos, pupilas dos olhos mais aberta e diminuição da circulação arterial para as extremidades (para sangrar menos se for ferida) e assim sendo, está menos apta a fazer digestões ou tão pouco a dormir profundamente.
Um dia e após outro de emoções fortes e persistentes acabamos por ter problemas crónicos nestas áreas reguladas pelo sistema autonómico – más digestões (gastrites e colites), mau sono e problemas circulatórios.
Assim o mais importante para equilibrar todo o sistema é alinhar as nossas emoções – que como referi são físicas – logo temos de fazer um trabalho físico – fazer exercício e técnicas de respiração especificas, são essenciais para voltar a dormir e viver bem.
O nosso corpo precisa de aprender a tirar o pé do acelerador para poder descansar e digerir.
Obviamente o tipo de iluminação que temos em casa, os livros que vamos ler ou as séries que vamos ver
influenciam as nossas emoções e o nosso cérebro – mas há técnicas e regras que nos permitem equilibrar e desfrutar de todas as coisas, com a necessária moderação.
Já agora, fica a saber que há alimentos que ajudam a dormir melhor e outros que prejudicam o sono – em especial porque influenciam o seu MICROBIOMA (as bactérias que vivem consigo).
✅ Quer saber mais?
✅ Quer dormir melhor?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top