Estamos centrados na sua saúde

A nossa forma de fazer medicina

Damos a máxima atenção à relação terapêutica. Acreditamos que a única forma de fazer boa medicina é cuidar da pessoa no seu todo. Valorizamos os diferentes níveis da nossa saúde – a componente física, mental, social e espiritual.
É uma medicina baseada na evidência científica e utilizando várias abordagens terapêuticas. A boa medicina procura conhecer as causas subjacentes às doenças crónicas e não se limita à eliminação pontual dos sintomas. Damos tanta importância às causas da doença como à origem dos sintomas.

O médico especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF) elabora com os seus pacientes planos de ação terapêutica, integrando os fatores físicos, psicológicos, sociais, culturais e existenciais, recorrendo ao conhecimento e à confiança gerados pelos contactos repetidos. É um médico generalista, especializado na gestão
e acompanhamento da saúde, prevenindo a doença e prestando cuidados curativos, quer diretamente, quer através dos serviços de outros, consoante as necessidades de saúde e os recursos disponíveis.

A medicina interna integrada com a medicina do sono, incluindo a nutrição e o exercício, possibilita uma visão holística e mais abrangente dos nossos doentes e permite controlar de forma eficaz e, inclusive, prevenir muitas doenças que são um flagelo da sociedade atual. É necessário exercer uma medicina preventiva com avaliação e abordagem dos três pilares da nossa saúde: o Sono, a Alimentação e o Exercício. Desde há várias décadas que a medicina tem salientado o benefício de uma boa alimentação e de uma atividade física regular. No entanto, não se tem integrado o sono e as perturbações do sono (devemos dormir em quantidade, em qualidade e na hora certa do dia) no nosso dia-a-dia, com a inerente implicação ao nível da saúde e das doenças crónicas e acompanhamento da saúde, prevenindo a doença e prestando cuidados curativos, quer diretamente, quer através dos serviços de outros, consoante as necessidades de saúde e os recursos disponíveis.

Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação distinguem-se pela competência científica, técnica e humana, acrescentando aos cuidados gerais, cuidados especializados. Intervêm ao nível da reabilitação das funções motora, sensorial, cognitiva, cardio-respiratoria, eliminação, alimentação e sexualidade.
Considerados peritos em diversas áreas que interferem nas actividades da vida diária,
têm como objectivos gerais melhorar a função, promover a independência e a máxima satisfação da pessoa e, deste modo, preservar a auto-estima.
Têm como finalidade cuidar a pessoa, tendo em conta a sua integração na família/comunidade, minimizando a limitação da actividade e restrição da participação social, maximizando a sua funcionalidade e operacionalizando ganhos em saúde.

A Acupuntura Médica ou Acupunctura Neurofuncional tem por base um diagnóstico médico convencional e utiliza a capacidade natural do corpo de retornar à normalidade. Os efeitos terapêuticos da Acupunctura são obtidos através da ação de agulhas extremamente finas e da utilização de electroestimulação para influenciar o sistema nervoso, em especial a parte autónoma, que é responsável por manter o funcionamento “automático” do nosso corpo. Não precisamos de pensar em respirar ou fazer a digestão e no entanto tudo isso é feito sob controlo do nosso sistema nervoso.

O termo neurofuncional provém do facto de se usar prioritariamente o sistema nervoso, simultaneamente como alvo e veículo para o tratamento.

O Psicólogo avalia e intervém nas doenças mentais e alterações do comportamento, elaborando em conjunto com o cliente um plano de tratamento cientificamente validado.

A psicologia acompanha situações clínicas de disfunção psíquica, emocional (depressões, ansiedade, stress pós-traumático, crises de pânico) ou patologia cognitiva (como é o caso das demências/perturbações neurocognitivas ou problemas de memória). No nosso caso entre outras áreas trabalhamos através do modelo de intervenção clínico e coaching individual ´The Daring Way™´ com base no trabalho da Profª. Brené Brown Phd.

É uma consulta vocacionada para a educação alimentar, focada na pessoa e família e no acompanhamento e tratamento das condições específicas de cada pessoa que nos procura. Mais uma vez procura-se uma intervenção interdisciplinar. Trabalhando em conjunto com os outros profissionais visando aplicar as ciências da nutrição na prevenção e tratamento de doenças, é elaborado um plano de aconselhamento nutricional adaptado às características da pessoa.

É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia própria, assente em anatomia e fisiologia humanas e que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas do corpo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos e ligamentos) influenciando direta e indiretamente o funcionamento do sistema nervoso e permitindo assim que o corpo recupere o seu equilíbrio natural. O corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável. O diagnóstico da osteopatia assenta na anatomia e recorre a uma visão holística que integra a mente e o corpo. Utilizando as mãos como instrumento o Osteopata recorre a variadas técnicas para tratar dor e limitações decorrentes de tensões e contracturas musculares.

A Naturopatia é uma das Terapêuticas Não Convencionais reconhecidas em Portugal. Adopta uma visão holística da pessoa, abordando-a não só na sua vertente física, mas também, na sua vertente mental, emocional e espiritual.

Na clínica trabalhamos  com um aparelho denominado SCIO (Super Consciouss Interface Operations) que, através de um sistema de “biofeedback” (ou ressonância), consegue não só analisar todo o organismo, identificando as potenciais causas dos desequilíbrios, como promover reequilíbrios às células que não estão tão saudáveis.

Neste sentido, a Naturopatia atua na prevenção e manutenção da saúde e no tratamento de estados patológicos agudos ou crónicos,  tendo por princípio base o respeito pelos recursos da Natureza e recorrendo a diversos suportes terapêuticos, como, por exemplo, a fitoterapia, a alimentação, hidroterapia e geoterapia, a massagem, a reflexologia, entre muitos outros.

A Naturopatia pode ser útil num grande número de situações, como anemias, alteração e desconforto do sistema digestivo, dores articulares e musculares, fadiga crónica, doenças auto-imunes, ansiedade, sinusite, rinite ou em problemas de excesso de peso e dificuldade em quebrar ciclos viciosos alimentares.

Por ser natural e não invasiva, é uma terapia muito segura. Fará com que a pessoa fique mais consciente e tenha mais qualidade de vida. É, por isso, ideal para quem deseja construir uma saúde sustentável ou complementar positivamente os seus tratamentos de saúde convencionais.

Scroll to Top